Por quanto tempo as agências guardam o currículo ou para onde vão os currículos

Se você nunca parou para pensar sobre isso, levanto algumas questões para você refletir: 

Seu currículo é guardado por quanto tempo? Para onde vai o seu currículo depois de entregue? O que fazem com os seus dados?

Vamos começar do inicio. Basicamente o seu currículo  (Currículo ou Curriculum?) chega até as agências de duas maneiras. Por e-mail (modo digital) ou entregue pessoalmente no balcão da agência (modo impresso).

O currículo que chega por e-mail  costuma ter duas tratativas iniciais, a primeira é que ele costuma ser impresso e somado aos currículos entregues de maneira impressa, e na minoria dos casos, os currículos entregues por e-mail são importados para um sistema eletrônico de gestão.

Considerando que o seu currículo foi impresso e somado aos outros currículos também entregues de maneira impressa, ele passa para uma fase chamada de "Classificação". (Antes de continuarmos pense a respeito: Uma agência de empregos de médio porte costuma receber em média 800 currículos por dia, isso representa em média 4.000 currículos por semana, que somados chegam perto de 16.800 currículos por mês, que no final de um ano totalizam mais de 200.000 currículos, isso mesmo duzentos mil currículos por ano.)

Continuando, na fase de classificação seu currículo recebe uma autenticação da Data de Chegada e alguns pontos são observados: Para qual vaga você esta se candidatando, quais são suas experiencias profissionais, qual o seu grau de de instrução, quais são suas especializações. E outros.

Após feita a classificação, é feito uma conciliação entre os currículos recebidos e os perfis das vagas que estão abertas. Caso o seu currículo esteja dentro do perfil de alguma vaga, você é chamado para entrevista. Caso esteja fora o seu currículo é encaminhado para arquivo. É muito importante nesse momento ter um currículo limpo e que se destaque dos outros. Leia aqui dicas indispensáveis para ter um currículo ideal. (Dicas para currículo)

O arquivo também costuma ser de maneira física (armários de aço e gavetas) e de modo digital (sistemas de gestão) atualmente no Brasil a maioria dos arquivos ainda são feitos em armários no modo físico.


Esses arquivos são divididos por gavetas e suas gavetas com pastas, separam os currículos por setores e funções.

Quando são abertas as vagas de emprego, a selecionadora vai até essa gaveta pega a pasta e faz uma nova conciliação entre os currículos disponíveis e o perfil da nova vaga.

Lembrando que uma agência recebe em média 200.000 currículos por ano, se ela guardar para sempre todos os currículos recebidos, em dez anos ela terá nada menos que 2.000.000 de currículos e precisaria de centenas de arquivos para guarda-los.O custo de armazenamento seria altíssimo sem falar que seria inútil, já que esses currículos venceriam. Sim currículo tem prazo de validade. (veja o prazo de validade aqui).

Considerando o volume gerado pelos currículos e a validade do currículo, as agências de emprego costumam guardar o currículo recebido por no máximo 6 meses. Isso não é uma regra, mas sim uma prática utilizada por 90% das agências de emprego. 

Se você prestou atenção, observou que a primeira coisa que acontece quando o currículo vai para classificação é receber a Data de Chegada. Esse procedimento ocorre para que as agências saibam o momento certo de descarta-lo. O descarte costuma ocorrer em trituradores ou incinerados.

Sabendo que o currículo fica armazenado por até seis meses, não a necessidade de leva-lo semanalmente até as agências. Com isso você economiza com vale-transporte e cópias.

Algumas pessoas podem pensar, "nossa que cruel" "que desperdício". Mas vejamos em seis meses, você pode ter trocado de emprego, ou ter concluído um novo curso, mudado de endereço, trocado o numero do celular. E é por esses motivos que o currículo é descartado.

As agências mais antenadas, não estão descartando em sua totalidade esse mundo de informações, essas tem armazenados alguns dados principais em seus sistemas de gestão. Isso facilita uma conciliação, contato futuro e até campanhas de marketing.